A importância do Metrônomo

Uma breve explicação

metrônomo funciona como um relógio, que por meio de pulsos de duração regular, marca a “velocidade” ou andamento, em que um trecho musical é executado.

O primeiro metrônomo foi criado em 1812 pelo relojoeiro holandês Dietrich Nikolaus Winkel. Posteriormente, o austríaco Johann Malzer, fez diversas modificações e o patenteou.

Os valores indicados pelo metrônomo referem-se ao número de batidas por minuto (bpm). Os aparelhos tradicionais fazem marcações de andamentos entre 40 e 240 bpm. Antes da invenção desse equipamento, a orientação do compositor a respeito da velocidade da obra era feita por meio de termos, em italiano, como Allegro, Andante, Lento e outros. Após a padronização do equipamento, os valores aproximados obtidos foram:

Grave                   40 a 43

Largo                    44 a 47

Larghetto            48 a 51

Adagio                 52 a 54

Andante              55 a 65

Andantino          66 a 69

Moderato           70 a 95

Allegretto           96 a 112

Allegro                 113 a 120

Vivace                  121 a 140

Presto                  141 a 175

Prestissimo        176 a 208

O andamento é indicado no início da partitura ou do trecho musical, demonstrando a figura a ser considerada e o número BPM.

Nesse Exemplo abaixo, música deve ser executada à velocidade de 120 semínimas por minuto.figura-1


A importância do Metrônomo

O uso frequente do metrônomo para estudar ou tocar, cria no estudante o hábito de manter o andamento musical, além de auxiliá-lo a desenvolver sua técnica por meio da execução, evitando assim, tendencias de ralentar ou acelerar mais que o necessário ou indicado.

Mas não é apenas nos estudos que essa ferramenta é eficaz e importante. A indicação metronômica passou a ser utilizada mais frequentemente, para facilitar o processo de gravação e a edição em grande parte dos trabalhos em estúdios, para bandas, musica eletrônica entre outros.

Para progredir nos estudos da música, é necessário se dedicar e treinar constantemente. Mas também, é fundamental assegurar que os estudos estão sendo realizados de forma correta, pois, caso contrário ele pode ser desperdiçado. Estudando corretamente, o metrônomo se torna uma ótima ferramenta para o desenvolvimento musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *