De acordo com um estudo divulgado na Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu-se que ouvir as músicas que você gosta, faz com seu cérebro libere mais dopamina, um neurotransmissor muito importante no funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do ser humano. Sendo assim, a música tem um grande poder de despertar sensações e lembranças, além de ser comprovado que ela auxilia na concentração.
Cerca de 90% dos participantes disseram que ouvem música para relaxar;
Um total de 82% relataram se sentirem mais felizes ao ouvir músicas favoritas.
O treinamento musical auxilia nodesenvolvimento do raciocínio lógico, isso porque os alunos tendem a desenvolver as áreas do cérebro ligadas à linguagem e ao raciocínio.
O lado esquerdo do cérebro, que é responsável pela linguagem, realização de cálculos, resolução de problemas e à fala, se desenvolve melhor com à música.
Estudantes da música tendem a serem mais desenvolvidos emocionalmente por exercitar sua interpretação pessoal dos ritmos. Além disso, eles também tendem a ter uma autoestima mais elevada e são melhores em lidar com a ansiedade.
Resumindo, a música ajuda a promover uma atitude positiva ao aprendizado e à curiosidade, além de contribuir no desenvolvimento cerebral e para uma vida emocionalmente saudável e muito agradável.