
A família das cordas é um componente essencial para o sucesso de apresentações e eventos musicais. Os Instrumentos de cordas incluem o violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa.
Os instrumentos da família do violino têm sido os instrumentos de arco dominantes por causa de sua versatilidade, brilho e sua ampla faixa dinâmica.
Violino
Trata-se do menor e mais agudo dos instrumentos da família das cordas, com timbre brilhante, possui quatro cordas que vão da afinação mais aguda a mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3.
Harpa
A harpa (um dos instrumentos mais antigos), se originou dos arcos da caça, que ressoavam no contato uma com as outras. A harpa é constituída pela caixa de ressonância, coluna, cordas e por vezes pedais.
Violoncelo
Composto por quatro cordas, afinadas em quintas. Primeira corda-Lá, segunda Ré, terceira-Sol e quarta Dó. É constituído por partes, principalmente de madeira, abeto, bordo e ébano.
O violoncelo foi um instrumento fundamental na composição das peças de compositores como Ludwingvan Beethoven, Richard Strauss e Heitor Villa-Lobos.
Viola
Um dos mais populares instrumentos da família das cordas, usadas em orquestras, corais, e também em música popular, jazz, rock e outros.
A Viola Erudita, é o instrumento que mais se assemelha com a voz humana, com timbre voz contralto. Possui quatro cordas afinadas em Lá, Ré, Sol, Dó.
Contrabaixo
O contrabaixo é um instrumento com cordas friccionadas por arco, é também tocado por dedilhados. Suas cordas possuem a seguinte afinação: sol2, ré2, lá-1, mi-1. Existem também baixos de cinco cordas, com uma corda mais grave afinada em si (ou, mais raramente, dó-2 ou lá-3).